PESQUEIRO BARDUCHI 02/08/2014

05/08/2014 15:49

A convite do grande  amigo Wlademir Gemignani, rumamos no Sábado dia 02 de agosto para o pesqueiro Barduchi em meio a muito entusiasmo pelos relatos de grandes pescarias de carpas cabeçudas.

O Pesqueiro Barduchi se localiza em Valinhos a 80 km da zona norte de São Paulo utilizando as excelentes rodovias Bandeirantes e Anhanguera até Valinhos. Em Valinhos percorremos 20 minutos até a Rod. Visconde de Porto Seguro, Km 93,5. Ao avistarmos a placa sinalizando o Pesqueiro Barduchi, adentramos em uma estradinha tranquila de terra por mais 5 minutos até chegar ao estacionamento do pesqueiro.

 

A primeira impressão foi positiva, o acesso é fácil, e com uma paisagem lindíssima da cidade de Valinhos.

O Pesqueiro conta com dois lagos, um com o sistema pesque pague onde o pescador leva o peixe após pescado e paga o quilo e o outro lago para a pesca esportiva.

Os dois pescadores entusiasmados com a promessa de um grande dia se deslocou para o lado direito do lago de pesca esportiva, abaixo de grandes bambus que nos proporcionava uma sombra muito confortável para um dia de sol pleno.

O pescador Wlademir preparou duas varas de 2,70m munidas com molinete e com altura do nó de correr 1m20 e 80 cm e uma vara de mão lisa de 5 metros com altura do nó de correr a 70 cm. Eu preparei uma vara de 2,40m munida de carretilha com a altura do nó em 70 cm e uma vara de mão lisa de 5 metros com o nó em 70 cm também.

O uso da vara de mão para carpa cabeçuda é extremamente efetiva e emocionante, porém pouco utilizada. Brigar com uma carpa de 10 kg na vara de mão é impagável! Abaixo descreverei um pouco mais sobre o equipamento para os amigos terem sucesso nesta técnica.

Utilizamos três sabores de massa, Amendoim e Frutas by Massa Melo e uma massa caseira com pó de sorvete de Milho by Ivan de Sá, sim deste pescador que vos escreve.

   

E não é que o milho agradou o café da manhã das carpas! A primeira ação foi na vara de mão, carpa linda de 6 kg.

A segunda ação também no milho na carretilha, outra linda carpa.

O Pescador Wlademir ajustou a altura do nó dos equipamentos para 70 centímetros e desfrutou de sequencia de 3 carpas sendo fisgadas na massa Melo de amendoim com um toque especial de nuvem azul, uma essência a base de pó de sorvete, duas na vara de molinete e outra na vara de mão.

Após 5 carpas em menos de 1h30 de pescaria, decidimos mudar para o outro lado do lago para nos abrigarmos do sol no período da tarde.

Mudamos de lado, montamos os equipamentos e abrimos um pacote de massa Melo de frutas. O que ocorreu dai para frente foi um massacre comparado à vitória da Alemanha de 7 a 1 contra o Brasil.

A boia afundou 30 vezes, isso mesmo, não é história de pescador.

Carpas sendo pegas na vara de mão, carretilha e molinete de uma vez só (Triple) nos fazendo a recorrer a ajudas de pescadores vizinhos.

Ao final do dia, dois pescadores esgotados, venerando essas carpas maravilhosas do pesqueiro Barduchi e elogiando o ótimo desempenho da massa Melo de frutas que foi essencial para o nosso sucesso.

 

Detalhes da montagem da vara de 5 metros para pesca de cabeçuda na superfície.

1.       Preferencialmente vara de 5 metros lisa por possuir ponta reforçada, essencial para aguentar o peso das cabeçudas.

2.       Salva vara de uns 5 metros para garantir a integridade da vara caso a carpa puxe a linha além da capacidade da vara.

3.       Pedaço de salva vara de uns 70 centímetros na ponta da vara. O pedaço de salva vara nos ajuda a brigar com as Carpas e de deixa a linha melhor posicionada pelo peso que a esta fica em contato com a água.

4.       Linha de monofilamento de 0,47 de 7 metros.

5.       Chumbo 14 gramas tipo bola furado com furadeira. Não aconselho chumbo muito grande daqueles que são vendidos com o furo largo já pronto pois são muito pesados e a ideia do chumbo não é apoitar no fundo a linha e sim dar apenas uma sustentação para a boia não ficar andando com os sopros das cabeçudas.

6.       Boia tipo paulistinha pequena ou NPK 6-8.

7.       Snap

Importante: A Massa que for adicionada ao chuveirinho não deve ser muito presa, devendo esta esfarelar completamente em no máximo 20 minutos. O fato de esfarelar rápido ajuda a cevar o local aumentando em muito as ações das carpas.

   

AGRADECIMENTOS 

 

JULIANO PESQ BARDUCHI - pelo excelente atendimento 

MASSAS MELO - essa pega 

MAYCON CHUVEIRINHOS & PESKMANIA CHUVEIRINHOS O REI DAS CARPAS 

 

Texto escrito por: Ivan Rodrigues de Sá

PeskShow